Memórias Paroquiais de 1758: Gominhães

Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, em Gominhães.
Gominhães é uma das freguesias de Guimarães que, antigamente, partilhavam com outra a jurisdição eclesiástica de parte do seu território. Metade dos lugares desta pequena paróquia, e metade dos respectivos moradores, pertenciam, em anos alternados, a Gominhães ou a S. Torcato. A capela de Nossa Senhora do Bom Despacho situava-se no território meeiro.
No plano administrativo, Gominhães já esteve anexada a Aldão (1896), e a S. Torcato (1906). A compressão administrativa de 2013 integrou-a na União das Freguesias de Selho São Lourenço e Gominhães.
Em Gominhães, está sepultado um dos intelectuais mais brilhantes do início do século XX português: João de Meira.

Gominhães
Em cumprimento de uma ordem do Muito Reverendo Senhor Doutor Provisor deste Arcebispado Primaz, em que manda responder aos interrogatórios impressos, certifico eu, o Padre António Martins Beleza, abade da igreja de São Pedro Fins de Gominhães, termo da vila de Guimarães, Arcebispado Primaz, visita de Monte Longo, que esta minha igreja tem vinte e um fogos e setenta e cinco pessoas de sacramento maiores e cinco menores, e tem outros fregueses que, um ano, pertencem a esta igreja e, em outro, à igreja de São Torcato e se chamam meeiros e constam de vinte e quatro fogos e oitenta e duas pessoas de sacramento maiores e seis menores.
Está situada num vale rodeado de montes pela parte do Norte, Nascente e Poente, e dela somente se descobre a freguesia de Santa Maria de Atães, parte da freguesia de São Torcato e de São Lourenço de São Cosme e Rendufe, que ficam para a parte do Sul, em distância de um quarto de légua.
No lugar chamado da Igreja está situada a matriz e os mais lugares da freguesia são o Passo, Soutinho, Nogueira, Bouça da Gateira, Vale, Picoto de Baixo, Picoto de Cima, Picoto de Além, Valinho, Fontela.
Os lugares dos meeiros são o Arrabalde, Almeida, Quinta, Portela, Aldeia de Baixo, Aldeia de Cima, Garei de Baixo, Garei de cima, Casanova, Bouça, Cerca.
O orago desta igreja é São Pedro ad Vincula1. E tem ela três altares, o maior de São Pedro, e dois colaterais, um da Senhora do Rosário e o outro de São Sebastião. E tem uma só confraria, que é do Santo Nome de Jesus.
Na parte dos meeiros está sita uma capela grande da invocação de Nossa Senhora do Bom Despacho, a qual tem altar maior, em que se diz missa, e dois colaterais, que servem só de ornato, e no maior está colocada a imagem de Nossa Senhora, com o título do Bom Despacho. Tem esta capela coro e sacristia e uma torre com um sino grande e outro pequeno e uma irmandade da mesma Senhora, de muitos irmãos. A ela concorrem de romaria muitas pessoas, principalmente no dia da festa, que se celebra na segunda oitava da Páscoa de cada um ano.
É esta igreja abadia da apresentação ordinária da Mitra Primacial e rende, um ano por outro, duzentos e trinta mil réis.
Os frutos que se dão nesta freguesia mais principalmente são milhão, centeio, milho alvo, painço e trigo, feijões, vinho, castanhas, landres e frutas de toda a casta.
É esta freguesia sujeita às justiças da vila de Guimarães, da qual dista somente meia légua, de cujo correio se serve, e da cidade de Braga, duas léguas e meia, e da Corte de Lisboa, sessenta.
Há nesta freguesia três privilégios da Senhora da Oliveira.
No terramoto do primeiro de Novembro de mil e setecentos e cinquenta e cinco ficou livre de dano nos edifícios, ainda que foram combatidos sensivelmente por espaço de cinco ou seis minutos.
Tem esta freguesia um ribeiro, que a divide ao meio, ficando os fregueses inteiros para a parte do Poente e os meeiros para o Nascente. Se chama o ribeiro da Gateira, de cujas águas se utilizam os moradores para regarem os seus campos, e há nele doze moinhos de moer pão, tendo a sua origem no lugar de Vilar de Airão, se mete no princípio do rio de Selho, no sítio chamado da Grila, da freguesia de São Torcato, a pouca distância desta freguesia, na qual não há coisa alguma mais de que se possa dar notícia correspondente aos interrogatórios. O que passa na verdade em fé, de que me assino com o reverendo abade de Prazins e o reverendo vigário de São Lourenço, párocos vizinhos.
Hoje de Abril 8 de 1758 anos.
O abade António Martins Beleza. O abade Bento da Cunha Pinto.
O vigário António Mendes Teixeira.

Gominhães”, Dicionário Geográfico de Portugal (Memórias Paroquiais), Arquivo Nacional-Torre do Tombo, Vol. 17, n.º 64, p. 343 e 344.
[A seguir: S. Torcato]

Comentar

0 Comentários