As celebrações afonsinas de 1911 (9)




As festas do Centenário


Convencidos de que as festas da cidade não precisam de reclamo por terem bem firmados os seus créditos, não deixaremos de nos referir a elas, porque é patriótico divulgá-las e tornar conhecido o seu programa.


O carácter especial que elas assumem no presente ano, com a celebração do 8.º centenário do grande Afonso Henriques, fundador da pátria portuguesa, há-de dar eco no país, porque ao costumado brilho dos números do programa temos o cortejo cívico histórico, que, pela imponência que deve revestir, será o clou da festa.


Pelas enormes proporções dos dois carros alegóricos de honra e da indústria, de Abel Cardoso e José de Pina, que estão em laboração, se avalia do êxito que deve obter esse cortejo, em que o passado e o presente, os guerreiros vestidos à época e as forças vivas da cidade, farão um contraste singular e maravilhoso pela sua alta significação.


E uma terra que possui um Abel e um José, como já se diz em outras terras onde as festas se estiolam no gosto vulgar, deve orgulhar-se de bater o record das festas locais.


Damos hoje a fotogravura das maquetes dos dois carros, que dão uma ideia do que eles serão, atingindo a altura de 6 metros.


O programa geral das festas do centenário, plenamente aprovado em reunião da Associação Comercial, no último domingo,


e já impressos, consta de:


Sabado, 5 de Agosto


Feira de gado bovino; Tourada, às 4 ½ h. da tarde;


Arraial nocturno e descantes.
 

Domingo, 6, a festa da cidade


Grande feira de gado cavalar;


Cortejo cívico, às 11 horas, saindo da rua de Paio Galvão e seguindo pelo Toural (poente) Praça de D. Afonso Henriques (contornando), Toural (nascente), rua de Santo António até ao Castelo;


Tourada à antiga portuguesa, às 4 ½ h. da tarde;


Festival nocturno, com iluminações gerais.


Segunda-feira, 7


Exercício de bombeiros às 10h;


Distribuição solene de prémios, às 11 horas;


Batalha de flores, às 4 horas da tarde;


Marcha milaneza, às 8 ½ horas.


Festival nocturno no novo jardim, concerto de bandas, descantes e fogo de artifício.

Alvorada, 20 de Julho de 1911

Comentar

0 Comentários