// API callback
metaset({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","entry":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-51812987822366859.post-8909110851901762206"},"published":{"$t":"2015-10-12T18:52:00.001+01:00"},"updated":{"$t":"2015-10-12T20:56:03.096+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Desporto"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Futebol"}],"title":{"type":"text","$t":"Os emblemas do Vitória"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Ctable align=\"center\" cellpadding=\"0\" cellspacing=\"0\" class=\"tr-caption-container\" style=\"margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: center;\"\u003E\u003Ctbody\u003E\u003Ctr\u003E\u003Ctd style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-SDPH7iF8Tx8\/VhvyekUz5XI\/AAAAAAAAHJ8\/aEX0Ohdx2kE\/s1600\/emblemas.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: auto; margin-right: auto;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" height=\"308\" src=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-SDPH7iF8Tx8\/VhvyekUz5XI\/AAAAAAAAHJ8\/aEX0Ohdx2kE\/s640\/emblemas.jpg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/td\u003E\u003C\/tr\u003E\u003Ctr\u003E\u003Ctd class=\"tr-caption\" style=\"text-align: center;\"\u003EOs três emblemas do Vitória: à esquerda, o original desenhado por Mário Cardoso; ao centro, a versão \"coroada\" da década de 1950; à direita, o emblema actual, com D. Afonso Henriques redesenhado e sem o V na sigla.\u003C\/td\u003E\u003C\/tr\u003E\u003C\/tbody\u003E\u003C\/table\u003E\u003Cdiv align=\"justify\" style=\"line-height: 115%; margin-bottom: 0.35cm;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv align=\"justify\" style=\"line-height: 115%; margin-bottom: 0.35cm;\"\u003EAs camisolas dos jogadores do Vitória Sport Clube dos primeiros anos ostentavam como emblema um anagrama com a sigla VSC ou simplesmente a letra V. O primeiro emblema do Vitória Sport Clube, propriamente dito, distinguia-se do actual pela posição de D. Afonso Henriques (aparece a olhar de frente) e pela sigla inscrita do lado direito, sob fundo branco. Não conseguimos fixar ao certo quando foi criado, podendo datar-se o seu aparecimento dos primeiros anos da década de 1930. Em 1972, aquando da celebração do cinquentenário vitoriano, foi revelado que o seu autor era o arqueólogo Coronel Mário Cardoso, durante várias décadas presidente da Sociedade Martins Sarmento, que explicou a sua criação:\u003C\/div\u003E\u003Cdiv align=\"justify\" style=\"line-height: 115%; margin-bottom: 0.35cm;\"\u003E“\u003Ci\u003Ecom a sugestão das palavras Vitória e Guimarães vinha logo ao pensamento o fundador da nacionalidade Afonso Henriques, “ex-libris” de Guimarães, em atitude serena mas destemida da imagem que o grande estatuário Soares dos Reis modelou. Acerca das cores preta e branca parece que os fundadores do clube já pressentiam o que essas cores simbólicas viriam a significar, a admissão no clube de todos sem distinção que nele se quisessem associar tanto africanos de cor como os brancos europeus.\"\u003C\/i\u003E\u003C\/div\u003E\u003Ctable align=\"center\" cellpadding=\"0\" cellspacing=\"0\" class=\"tr-caption-container\" style=\"margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: center;\"\u003E\u003Ctbody\u003E\u003Ctr\u003E\u003Ctd style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-h0OxzHIpjXc\/Vhvu5oGCz0I\/AAAAAAAAHJU\/QjPT3AkJdqI\/s1600\/retrato019.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"line-height: normal; margin-left: auto; margin-right: auto; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" height=\"400\" src=\"http:\/\/4.bp.blogspot.com\/-h0OxzHIpjXc\/Vhvu5oGCz0I\/AAAAAAAAHJU\/QjPT3AkJdqI\/s400\/retrato019.jpg\" width=\"292\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/td\u003E\u003C\/tr\u003E\u003Ctr\u003E\u003Ctd class=\"tr-caption\" style=\"text-align: center;\"\u003ECoronel Mário Cardoso\u003C\/td\u003E\u003C\/tr\u003E\u003C\/tbody\u003E\u003C\/table\u003E\u003Cdiv align=\"justify\" style=\"line-height: 115%; margin-bottom: 0.35cm;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv align=\"justify\" style=\"line-height: 115%; margin-bottom: 0.35cm;\"\u003ENa década de 1950, o emblema passou a ser encimado por uma coroa formada por panos de muralha e torres ameadas. O emblema actualmente utilizado apresenta a imagem da estátua de D. Afonso Henriques redesenhada, tendo caído a coroa amuralhada, da versão de meados do século XX, e a letra V da sigla, já presente na versão original de Mário Cardoso.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv align=\"justify\" style=\"line-height: 115%; margin-bottom: 0.35cm;\"\u003E(As fotografias do primeiro e do segundo emblema foram gentilmente disponibilizadas por Nuno Rodrigues e Torcato Ribeiro, respectivamente, a quem agradeço).\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"line-height: 115%; margin-bottom: 0.35cm;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/araduca.blogspot.com\/feeds\/8909110851901762206\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.blogger.com\/comment.g?blogID=51812987822366859\u0026postID=8909110851901762206","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/51812987822366859\/posts\/default\/8909110851901762206"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/51812987822366859\/posts\/default\/8909110851901762206"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/araduca.blogspot.com\/2015\/10\/os-emblemas-do-vitoria.html","title":"Os emblemas do Vitória"}],"author":[{"name":{"$t":"Unknown"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"16","height":"16","src":"https:\/\/img1.blogblog.com\/img\/b16-rounded.gif"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-SDPH7iF8Tx8\/VhvyekUz5XI\/AAAAAAAAHJ8\/aEX0Ohdx2kE\/s72-c\/emblemas.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}}});