O Grupo de Foot-Ball Vimaranense

Grupo de Foot-Ball Vimaranense promotor da corrida pedestre na encantadora montanha da Penha
De pé — José Ribeiro, Gualdino Pereira, Pereira Mendes. Alberto Castro, José Fernandes, Manuel Pires e Belmiro de Oliveira
Sentados — Arlindo Souto, Casimiro Fernandes, António Pereira, António Abreu, Alberto Vieira [Braga] e Francisco Mendes.

O Grupo de Foot-Ball Vimaranense, que terá sido a primeira agremiação desportiva vimaranense dedicada ao futebol (tinha duas equipas que se defrontaram entre si no primeiro jogo de futebol de que há registo em terras vimaranenses) era aquilo que hoje se apelidar de clube ecléctico, por promover a prática de outras modalidades, como o demonstra a reportagem fotográfica que a Ilustração Católica publicou no seu número 21, que saiu do prelo em 22 de Novembro de 1913. As fotografias são do fotógrafo vimaranense Luís do Souto e mostram uma corrida pedestre “na encantadora montanha da Penha”. Os seus promotores foram Alberto Castro, Alberto Vieira, António Abreu, António Pereira, Arlindo Souto, Belmiro de Oliveira, Casimiro Fernandes, Francisco Mendes Gualdino Pereira, José Fernandes, José Ribeiro, Manuel Pires e Pereira Mendes. Eram jovens, e, na sua grande maioria, vieram a ocupar posições relevantes na sociedade vimaranense, em diversos sectores de actividade. Entre eles, Alberto Vieira Braga, então com 21 anos, que viria a destacar-se pela sua muito relevante obra de historiador e etnógrafo, cuja produção maior levará o título de Curiosidades de Guimarães.
A jornada atlética da Penha começou com a partida dos corredores, aparentemente eram oito (embora na fotografia que mostra o alinhamento da partida não se vislumbre o n.º 2). O vencedor seria Gualdino Pereira, seguido por Manuel Pina. No final, tudo terminou como à boa maneira cá da terra com os pés debaixo da mesa.
 [Com a colaboração de Nuno Saavedra]
Corrida pedestre. Partida.
Gualdino Pereira, vencedor do 1.º prémio.

Manuel Pina, vencedor do 2.º prémio.
Jantar do grupo de Foot-Ball Vimaranense.
Guimarães - Um aspecto da Penha.
Guimarães - O castelo da Penha.
Guimarães - Penha. Estárua do SS. Pio IX e gruta de N. Senhora.
Ilustração Católica, n.º 21, 22 de Novembro de 1917, pp. 324-327

Comentar

0 Comentários