...teve por oriente a nobre Vila de Guimarães, onde saiu à luz do mundo em 25 de Julho de 1109

D. Afonso Henriques. Escultura em bronze de Soares dos Reis (pormenor).Guimarães. Séc XIX (1887).
Fotografia de Eduardo Brito para a Exposição "Os rostos de Afonso Henriques" (SMS/2009)

D. AFONSO I, entre os Monarcas Portugueses, e único entre os Heróis militares, que venerou a Antiguidade, teve por oriente a nobre Vila de Guimarães, onde saiu à luz do mundo em 25 de Julho de 1109, e por Pais ao Conde D. Henrique, quarto filho de Henrique Duque de Borgonha; Terceiro Neto de Hugo Capeto, tronco da Real Casa de França, e a Rainha D. Teresa filha de Afonso VI, rei de Leão, e Castela, e da Rainha D. Ximena Nunez de Gusmão, concorrendo para exaltação de tão grande Príncipe a coroada ascendência de tantas púrpuras, que na longa diuturnidade de muitos Séculos tinham ilustrado os Tronos de Saxónia, França, Inglaterra, Borgonha, Normandia, Lorena, e Espanha.

Diogo Barbosa Machado, Bibliotheca Lusitana, Tomo 1, 1741, Lisboa, Of. De Antonio Isidoro da Fonseca, p. 11.

Comentar

2 Comentários

Anónimo disse…
É triste como uma pessoa como o senhor, se é pessoa mesmo, continue a bater no ceguinho, quando a data de nascimento de D. Afonso Henriques foi em 1111, e não em 1109, como diz ter tanta certeza, pois mostre as evidencias e provas documentais que provem o contrario, caso não faça isso, a tradição é que perdura. Você falso, tantos anos numa instituição como a sociedade Martins Sarmento e muito pouco fez para defender a verdade, é um obstinado e um falhado.
Já que insiste em repetir-se, farei o mesmo:

Confesso que as pedras atiradas por quem atira pedras e se esconde atrás do muro não me magoam, antes me enojam. No entanto, respondo-lhe: façamos a coisa ao contrário. Mostre-me V. Exa, caro anónimo, evidências e provas documentais de que Afonso Henriques nasceu em 1111. Se o V. Exa. retirasse os óculos que lhe não iluminam a estupidez, já teria percebido que eu nunca defendi, como verdade absoluta, que Afonso Henriques tenha nascido em 1109 ou noutra data qualquer. À falta de quem em demonstre o contrário, perfilho, que o mais provável é que tenha nascido naquele ano e não me darei ao trabalho de lhe explicar porquê, porque já o expliquei muitas vezes e porque acho que seria perder tempo.