As deliciosas “Ameixas de Guimarães”

Antigamente, Guimarães também era conhecida pelas suas “deliciosas ameixas” que, depois de secas e embaladas em caixas redondas, eram exportadas, especialmente para Inglaterra. Esta é uma tradição que se perdeu e que faria todo sentido tentar recuperar. Algumas referências que encontrámos em textos ingleses do século XIX fazem crescer a curiosidade (e a água na boca) por este produto tradicional vimaranense que o tempo engoliu:

Poucas cidades em Portugal estão melhor situadas ou são rodeadas por campos mais férteis e adoráveis do que Guimarães. Nos pomares das vizinhanças crescem as ameixas deliciosas, que, sendo secas, são embaladas pelas freiras em pequenas caixas redondas, ornamentadas com flores de prata e de seda. Elas são muito conhecidas na Inglaterra pelo nome de ameixas de Guimarães.
Lusitanian sketches of the pen and pencil, William Henry Giles Kingston, Vol. 1, Londres, 1845, p.141.

Pagámos uma grande quantia aos franceses pelas ameixas secas, e as senhoras nos conventos portugueses estão devidamente empregadas na preservação das deliciosas Ameixas de Guimarães.
Gardeners chronicle & gardening illustrated, Vol. IV, série III, Julho-Dezembro de, 1888.

Esta veneranda e velha cidade é conhecida em Inglaterra especialmente pelas bocetas lindamente enfeitadas, que levam o seu nome, e vão cheias das famosas ameixas de Guimarães. 

A Formosa Lusitânia, Catherine Charlotte Jackson; tradução de Camilo Castelo Branco, 1877, p. 383


Comentar

1 Comentários

Anónimo disse…
Sextas à noite-Sábados e Domingos todo o dia.

Trânsito fora do Centro Histórico,
JÁ !!!