A cidade a cores


O edifício da antiga Pensão Imperial
(clicar para ampliar)
Ao olharmos para a fachada renovada do edifício da antiga Pensão Imperial, vamos escutando alguns comentários curiosos, que denunciam alguma estranheza em relação à utilização da cor naquela fachada. Ora, tal estranheza é o resultado da moda, relativamente recente, de “lixiviar” as fachadas dos edifícios, pintando-as de branco. Antigamente, a cidade era bem mais colorida. Olhando-se para antigas fotografias - infelizmente, para o que aqui nos importa, a preto e branco - percebe-se claramente, pelas diferentes gradações dos cinzentos das fachadas, que a paleta de cores usada no exterior dos edifícios era variada. Desse colorido, quase que só sobrou o dos prédios revestidos a azulejos. Quase tudo o resto é, agora, branco e algo deslavado.

Dantes, a cidade devia ser um pouco mais alegre.

Pode ser que a recuperação da Pensão Imperial se afirme como modelo para que, a exemplo do que já foi acontecendo no Centro Histórico, a zona extramuros de Guimarães vá recuperando alguma cor.

O Hotel do Toural, numa fotografia antiga. Não se percebe qual era a cor da sua fachada, mas não era branca, com certeza.
(clicar para ampliar)

Comentar

2 Comentários

Anónimo disse…
Vivam as cores alegres, da "nova" Guimarães, sem agredirem, conferem um aspecto bem mais simpático ao casco velho da cidade.
Na Rua da Rainha, estão a ser recuperadas algumas casas, sendo dícil não se gostar dessas fachadas.
Muito bonitas por certo,
Parabéns pelas fotos.
Venham mais fotos actuais.
Ana Pinto disse…
Ainda não tinha visto.
A cidade cada vez mais linda.
Gostei sinceramente deste verde/pistachio.
Seja para continuar.