A virtude da água da Senhora da Oliveira

 O tanque-chafariz da Oliveira numa fotografia de 1858

Tradição de Guimarães, sobre o poder da água do antigo tanque-chafariz do Largo da Oliveira, tal como foi contada por Alberto Vieira Braga:

A água da Sra. da Oliveira tem a virtude da lenda que diz: quem a beber, abranda de génio e fica a gostar da terra.

Isto referindo-se a criaturas que não são de Guimarães e que para Guimarães vêm exercer qualquer cargo de posição, como sejam os escrivães de fazenda, juízes, delegados, administradores, professores, etc. etc.

É até vulgar dizer-se: Fulano, que era todo senhor do seu nariz, já bebeu água da Sra. da Oliveira; a Beltrano é preciso dar-lhe água da Oliveira.

Virtude naturalmente atribuída à água do antigo tanque do largo da Oliveira, há muitos anos demolido, que tinha o grande poder e subido valor de amansar como um cordeiro quem fosse bravo e mau como um toiro.

[Alberto Vieira Braga, Tradições e Usanças Populares de Guimarães, Livraria Espozendense Editora, Esposende, 1924, pp. 98-99.]

Comentar

3 Comentários

João V. Castro disse…
António,

Certas pessoas que por aí andam, precisavam era de beber água da Senhora da Oliveira. A falta que nos faz o chafariz!

A propósito, então não estás no concerto do Multiusos (eu só não fui porque entro ao serviço às 23:00)?

Abraço
Pois é, João, não fui lá. E não foi, asseguro-te, por causa do preço dos bilhetes, que até eram de saldo. Acontece que, sabendo que os presidentes das direcções de várias instituições culturais de Guimarães e também os membros do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães foram convidados, não tendo eu recebido qualquer convite, concluí, logicamente, que não me queriam por lá. Como não pretendo impor a minha presença onde ela não é desejada, não fui.

Desejo-te uma noite de pouco trabalho.

Um abraço.
Carlos Rodrigues disse…
Recebi, reencaminhado por uma amiga, um email a que achei piada, porque é muito elucidativo da dimensão cultural da FCG, que está ao nível da loja dos trezentos:

"Caros Amigos,

É com enorme prazer que vimos desafiar-vos para o concerto de Bob McFerrin, no próximo domingo, dia 3 de Julho, às 21.00H no Multiusos.

Trata-se de uma das melhores vozes do mundo, de um músico raro, de grande versatilidade e responsável por concertos memoráveis. Além disso, ao contrário de vezes anteriores em que actuou em Portugal, os bilhetes em vez de 70 ou 80 €, custam 10, 15 ou 20 €.

Porque sabemos de muitas pessoas que viajarão a Guimarães de propósito para este concerto, gostaríamos que nenhum vimaranense não o aproveitasse por desconhecimento ou falta da respectiva informação.

Na expectativa de nos revermos no domingo e desejando um momento musical invulgar, apresentamos os nossos melhores votos.

Pl’a Equipa da Área de Comunidade,
Júlia Rodrigues
Comunidade
Community"

Pois é, meus amigos: a FCG vende o concerto a preços de feira de stocks. Uma pechincha assim não se podia perder...