O Toural em imagens - Detalhes (11)


A Casa Ferreira da Cunha, numa fotografia de meados do século XX, cedida pelo meu amigo Jerónimo Silva, actual proprietário daquela loja quase secular. Repare-se na figuras que aparecem nas janelas do piso superior da loja. Na porta ao lado, a Farmácia Barbosa.
(clicar para ampliar)

Situada na ala nascente da Praça, a Casa Ferreira da Cunha é uma das casas de comércio mais antigas e mais características do Toural, tendo sabido manter a sua identidade. Dedica-se à produção e comercialização de ferragens artesanais em ferro forjado ou bronze fundido. Na página do Facebook desta loja pode ler-se que ali encontra quem procura fechaduras, trinquetas, aldrabas, ferrolhos, pedreses, puxadores, dobradiças, lemes, batedores de porta, suportes de sinos ou sinetas, pregos forjados, potes, além de cutelarias, chaves, utilidades e outros artigos domésticos. Já era assim há quase um século.

Na porta ao lado, fica a Farmácia Barbosa, que no início do século XX era um dos lugares de tertúlia no Toural, sobre o qual alguém escreveu, em 1904:

Comentar

1 Comentários

Anónimo disse…
Se o Vargas Llosa lê isto, está tudo perdido e agora é que ele não vem mesmo.