O VIII centenário da Batalha de S. Mamede (2)

Do Comércio de Guimarães, de 17 de Abril de 1928
No dia 14 de Abril de 1928, sábado, o monumento a D. Afonso Henriques apareceu coberto de crepes, em sinal de luto. Junto dele, um dístico com a legenda, onde se lia: “Inditosa pátria que tais filhos tens...”. O assunto foi largamente comentado pela população. Na noite do dia anterior, tinha-se realizado uma reunião da Grande Comissão do 8.° Centenário da Batalha de S Mamede, à qual não compareceram os representantes da Câmara Municipal, da Sociedade Martins Sarmento e da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, razão pela qual os pressentes decidiram, por unanimidade, considerar dissolvida a Grande Comissão. As comemorações estavam em risco.
Na altura, o Delegado da Imprensa, Eugénio da Costa Vaz Vieira, que estava à frente da organização das comemorações, fez publicar uma nota oficiosa em que se lia:
Na qualidade de Delegado da Imprensa que promoveu a Reunião Magna do dia 11 do corrente, na qual foi unanimemente votada a nomeação da Grande Comissão do 8.° Centenário da Batalha de S. Mamede, constituída pelas Entidades ali indicadas, com a aprovação da Assembleia, comunico à Cidade de Guimarães que não tendo comparecido à reunião marcada no dia 11, para as 21 horas de hoje, os Representantes da Câmara Municipal, Sociedade Martins Sarmento e Associação Comercial e Industrial da Guimarães, os membros presentes que faziam parte dessa Comissão resolveram por unanimidade considerar dissolvida a Grande Comissão.
Guimarães, 13 de Abril de 1928.
Três dias depois, distribuiu uma nova nota:
“Comunico à Imprensa que por seu ofício n.° 129 com data de 14 do corrente, o Exm.° Snr. Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, me participou o seguinte :
“No entanto, a V. Ex.ª declaro que é propósito desta Comissão dar às festas a realizar o Concurso que dentro das suas atribuições legais lhes possa prestar e as circunstâncias do momento lhe permitam.»
Em nome da Imprensa, e como seu Delegado, agradeci, por meu ofício com data de 14 ,o concurso da Exm.ª Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães para a Comemoração do 8.º Centenário da Batalha de S. Mamede.”
Guimarães, 16 de Abril de 1928.

Comentar

0 Comentários